sexta-feira, 27 de junho de 2014

Que venha o ramadan, pois comeremos a bola! 15º dia de copa;

15º dia de copa;


“Caso fosse uma copa de literatura, algumas seleções ainda estariam por aqui. O que equivale dizer que os ingleses, representados por aqui estariam: Shakespeare, Orwell, Austen, Dickens e Keats; também é o caso da Itália, com Dante, Eco e Calvino; e o que dizer da Rússia: Pushkin, Dostoevsky, Tolstoy, Chekhov, Nabokov e Gogol, com um timaço pra ninguém botar defeito; e imagine só Portugal: Camões, Eça, Florbela, Pessoa e Saramago, ao contar com grandes mestres do mundo poético. Porém, este não é o mundo da pena, embora dê grande pena ver vazar mais cedo seleções como a Inglaterra, Itália, Rússia e Portugal. E não creio que foi por causa do calor que faz deste lado do mundo, mas por falta de tática, de craques, de raça e de bola na rede.




E a Argélia, hein! Classificou deixando para trás os coreanos e os russos. A má notícia aos argelinos é a entrada do ramadan, que por ter início no dia 28 de junho, neste sábado, deixará tal selecionado numa fria, pois teus jogadores deverão ficar em jejum até o dia 27 de julho, porém, neste intermédio, eles irão enfrentar a poderosa Alemanha, dia 30, em Porto Alegre. E como correr por noventa minutos de barriga vazia? Simples, nas várzeas brasileiras, já que o Lula não chegou a concretizar o projeto Fome Zero, nossas crianças ainda brincam de bola de manhã, de tarde, e às vezes durante a noite, e geralmente de barriga vazia. Então, não haverá grandes problemas aos bravos argelinos por uma causa tão nobre.

De tanto a mídia berrar em alto e bom som, inclusive a nossa, a dona Fifa resolveu punir o craque uruguaio por tentar morder em campo um jogador italiano; engraçado que não vi nenhum jornalista esportivo brasileiro berrar tal como, quando o Neymar, propositadamente meteu uma cotovelada no croata, ainda no primeiro jogo da copa – dois pesos e duas medidas.  Agora, e se caso o Suárez desse um beijo na boca do mesmo italiano, numa recusa veemente deste ao cair ao solo esbravejadamente com a mão na boca, ‘no quiero tus besos’ – será que o jogador da celeste também seria punido?


Por Robson Luiz Veiga
Mestre em Literatura e Crítica Literária


Nenhum comentário:

Postar um comentário