terça-feira, 17 de julho de 2012

Rapto de Memória



Para o leitor que está cansado do óbvio, da mesmice e do tradicional, querendo viajar por outras arestas literárias, beber de outras fontes literárias, a dica desta semana fica por conta do livro Rapto de Memória de Maria Teresinha Martins, Doutora em Teoria da Literatura, editado pela PUC Goiás em 2010, embora escrito no verão de 1998, contendo 77 páginas, divididas em quatro partes, tendo por prefácio, ninguém mais ninguém menos do que José J. Veiga, autor do brilhante livro de contos Os cavalinhos de platiplanto.

Logo nas primeiras linhas do romance - “Por um momento secular consegui despegar-me de meu corpo e flutuar em minhas legítimas aspirações”, o leitor é convidado a mergulhar num mundo de recordações poéticas, levado por cores à música original, por onde o eu-lírico se metamorfoseia em busca do paraíso perdido, deparando-se “com o rio que, disparado como fecha, percorria, atravessava o tempo e se ancorava em mansas baías”, captando o mundo de seus ancestrais em forma de poeticidade, cuja narrativa é uma caminhada frenética do Eu em transfiguração, marcada por uma perseguição temporal, por onde o ser renasce a cada instante, ficcionalizando o passado que se presentifica por imagens e cores, capaz de ouvir pássaros, pedras, flores e o vento, numa linguagem enlameada de arte, trançando sua história de vida entre as alternativas e as condicionais, sob a ática do reino da imaginação, que vê arte em tudo, num romance historiado em forma de crônica.

Numa mistura de gêneros que beira a escritura do romance “pós-moderno”, ora se delineando como um ensaio filosófico, “Existe o pós-moderno? Não faz diferença o sim ou não, a polêmica atualiza pontos, normas. Há a intenção de fazer um livro sobre nada e o livro do nada”; ora perpetuando como um poema em prosa, “A sombra da mangueira enternece a alma daquele que chora pelo rio da sua aldeia”, característica esta que assusta o olhar inocente do leitor tradicional por perturbar seu “horizonte de expectativas”.

  Neste romance ensaístico, o narrador-personagem ora assume a postura de um Eu que é um rio, que feito tempo, no correr das águas, se ancora na baía, tais como recordações, num jogo linguístico que beira aos grandes escritores, tais como Clarice Lispector; ora este Eu é o presente no correr das águas do Araguaia, cuja “grandeza está na profundidade do olhar de quem me vê”, pois, “não é preciso ser o maior rio do mundo para ser espelho dos céus, mas é necessário argúcia no olhar para captar as profundezas das águas, do ser, da vida”; ora é universo - poesia surreal, resgatando em paródia o canto de vida do guerreiro, e não mais de morte, pois além de ser “bárbara, primária”, era também urbana, pós-moderna, num “tempo sem tempo num espaço sem contorno”.

Em Rapto de Memória o leitor é inserido na latinidade de um ser tupi-guarani que se afirma e se nega ao som dos tambores afro-brasileiros, cujo desejo de “viver, sentir o presente como verdade, como instante único e imponderável”, se recupera na irrecuperabilidade do correr do rio que é tempo, “sem medo de ser feliz na cadeira de balanço, sem receio de viver sonhos e de ter ilusões: tecer a rede, esperar o amanhã”, na satisfação da arte, no encantamento pela vida, na leveza do sonho, na narrativa fragmentada, pois, “devagar apanho coisas, pedaços de acontecimentos, fragmentos de história”, apreendendo o real ao se retirar do próprio real através da imaginação, como postulado por Jean-Paul Sartre no livro Imaginação.

José J. Veiga escreveu no prefácio do livro ter gostado dos achados enigmáticos que enleiam a escritura de Rapto de Memória, “como quem acaba de descobrir verdades, tais como, fala enlameada de arte e se a vida é sonho, a arte é tudo”, que no bojo desta mistura de gêneros, num universo discursivo em fragmentação, se desenvolve assim como descreveu Saramago em um dos seus romances, pois, “A questão é só saber manejar adequadamente as palavras que estejam antes e depois”, e assim faz Maria Teresinha Martins naquilo que foi o seu primeiro livro ficcional.

Robson Luiz Veiga
Mestrando em Literatura e Crítica Literária

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